Valinhas Connection

De volta a Santo Tirso. Onde tudo começou.

Valinhas é, digamos, a zona 2 de Santo Tirso sendo a principal ou original o Monte da Nª Senhora da Assunção. Também é conhecida por “laboratório Juliano” ou “quintal do Júlio”. Tem características muito próprias. É um labirinto de eucaliptos e mimosas compreendido entre a margem do Rio Leça, na sua nascente, e a pedreira de Cortinhas, essa vegetação está muitas vezes queimada, incrementando o caos para um cenário muitas vezes dantesco. Mesmo assim é uma zona mais tranquila e mais limpa que a Assunção, porque devido à sua natureza e localização não atrai muita gente.

No meio deste caos tranquilo encontram-se poucas mas autenticas pérolas. Blocos únicos e uma elevada concentração de dificuldade com linhas esmiuçadas até à última presa sobre o melhor granito de Santo-Tirso.

Os blocos que aparecem no vídeo têm características muito diferentes, sendo de colheitas diferentes também.

O Devuelve la Piedra cs, é uma pequena maravilha de 4 movimentos, com uma blocagem a fundo num áplate extremamente fugidio. Feito pelo Júlio à já alguns anos vê agora a primeira repetição.

O Escudo cs é uma descoberta mais recente – ano passado – . Um começo um pouco encaixado leva a uma invertida que é preciso ganhar para chegar a uma espécie de réglete que é necessário blocar a fundo para chegar ao escudo propriamente dito, aí umas presas boas permitem respirar e ganhar animo para a saída e respectiva dobragem, uma espécie de piano diagonal em presas inexistentes acompanhadas de pés muito delicados. Um bloco excelente muito variado e completo, exigente em força e em técnica. Um achado.

4 Responses to Valinhas Connection

  1. crash pad dummy diz:

    valham-nos os limonetes…

  2. Xurxo diz:

    As miñas felicitacions pela site.Algo diferente,aberto e un achegamento dos blocos e zonas que ahi tedes.(Hai blocos en Galicia que me quedan mais lonxe….)
    Un saúdo dende “Mais o norte que o norte bouldering”!!!

  3. Tiago Moreira diz:

    Sou um intruso neste espaço…mas não podia deixar de comentar, pois “Valinhas” é na minha terra!!

    Bons blocos e não acessíveis a qualquer um dos amantes do bouldering

    Tiago Moreira
    Grupo Ar-Livre

  4. aida freitas ferreira diz:

    Gosto mais de calhaus com cordas mas… para deixar aqui a minha abébia …seja o nome que lhe derem ao local efectivamente é um paraíso na verdadeira acessão da palavra. Circunscrevendo a zona até onde o olhar se pdoe fixar, concentrando o ouvido no clicar do calau e estamos no melhor sítio do mundo. Adoro, acima de qualquer coisa, o momento em que repouso.

    Mais uns parabéns pelo sítio nortebouldering

Deixe um comentário